Catálogo 2023 Português
DOWNLOAD

O que é BPA?

13/05/2021

Você já se perguntou o que é BPA? Muitas empresas utilizam esse termo, mas não explicam o que realmente é.

BPA significa Bisfenol A, uma substância química orgânica que constitui o revestimento de vários materiais presentes no mercado, principalmente do plástico. Além disso, também encontra em revestimentos de latas de comida, eletrodomésticos, utensílios domésticos, DVD, entre outros.

Por ser nocivo à saúde, o BPA foi proibido em alguns produtos pela Sociedade Brasileira de Endocrinologista e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP). Segundo a Sociedade, o BPA pode causar alteração dos hormônios da tireoide, proliferação das células de gordura com doses nano molares, ou seja, micro doses dessa substância ingerida indiretamente pode causar uma série de complicações no corpo.

Estudos mostram que ele é um xenoestrógeno, se comporta no organismo como estrogênios, por esse motivo é considerado um disruptor endócrino. Essa substância presente em nosso cotidiano, pode causar aborto, anomalias no trato reprodutivo, câncer de mama e próstata, diabetes, hiperatividade, improdutividade, entre milhares de outros problemas no organismo.

Após todos os estudos realizados por organizações, a ANVISA (Agênica de Vigilância Sanitária), proibiu a importação de mamadeiras que continham BPA, afim de proteger as crianças de 0 a 12 meses que ainda não conseguem metabolizar e eliminar essa substância do corpo.

Vários especialistas estudam substitutos para essa substância nociva. Eles desenvolveram dióis (blocos de construção de química orgânica), hidroximetil furfural (HMF), que é um composto a partir da desidratação de açúcares. Além do HMF, outras químicas orgânicas estão sendo estudadas para serem substitutas do BPA.

Muitos produtos ainda não são livres totalmente do BPA, porém há algumas dicas que podem te ajudar a evitar essa substância:

- Sempre que possível, dê preferência à recipientes de vidro ou plásticos livres de BPA.

- Jamais leve recipiente de plásticos não liberados ao freezer e micro-ondas. O BPA é liberado em maior quantidade em contato com temperaturas muito altas ou muito baixas, e pode contaminar seus alimentos.

- Evite o consumo de comidas enlatadas, pois o BPA é presente em maior quantidade em enlatados.

- Descarte utensílios de plástico arranhados os lascados.

Vale lembrar que a UNINJET não fabrica plásticos com BPA. Todos os nossos produtos são liberados e testados, possuímos certificados internacionais de qualidade e garantimos nossos produtos de alto padrão por um preço acessível.